domingo, 3 de fevereiro de 2013

Encontro com o Sentir para Viver





Numa manhã de sábado tive um encontro com pessoas muito especiais, já fazem 4 anos que tenho um ritual aos sábados pela manhã, eu tenho o hábito de lavar as minhas roupas e fico escutando no rádio o programa “Caminhos Alternativos”.  Petria Chaves e Fabíola Cidral são minhas companheiras, sempre com um tema de reflexão e convidados que me provocam com assuntos intrigantes. Aprendo novos conceitos, passeio pelos assuntos de pauta no momento. Outro dia encontrei a Fabíola num evento e perguntei como surgiu a idéia do programa? Ela me contou que certo dia estava conversando com a Petria, sobre sua necessidade de abordar outros assuntos além das notícias do tempo real, algo que fosse mais filosófico, reflexivo. Dessa visão que as duas compartilhavam, surgiu a idéia de um programa diferente, elas escreveram o projeto e apresentaram para a chefia que gostou da proposta e apostou um sábado de manhã, já fazem 4 anos e hoje é um dos programas de maior audiência da rádio.  Mesmo quando eu não posso ouvir, eu escuto pela internet e quando é um tema meio complexo eu escuto novamente para entender melhor. Fui prestigiar minhas amigas no programa ao vivo de 4 anos que aconteceu no Itaú Cultural em SP, fiquei encantada com os Barbatuques mostrando a capacidade humana de traduzir os sons da vida, o som já está ali e eles conseguem tangibilizar com o corpo, fantástico.  A Monja Cohen que falou que a Raiva e a Inveja fazem parte do KIT humano, portanto não precisamos nos sentir culpados por termos esses sentimentos, e que temos que compreender “acolher” esses nossos sentimentos e entendermos que somos diferentes das outras pessoas, por causa das nossas escolhas.  Não é mundo que nos transforma nisso ou naquilo e sim nossas escolhas, isso ficou muito forte para mim.

Mas eu quero agradecer a ousadia que essas duas jornalistas tiveram em levar esse programa ao ar, quantas vezes nós não temos uma idéia genial e acabamos por desistir dela por achar que será difícil ou que as pessoas não vão entender. Quando escuto, eu sinto o prazer e a alegria com que fazem o programa Caminhos Alternativos , que tem transformado meus sábados mais nutritivos em todos os sentidos.

Gratidão e estamos juntas nesta caminhada.

Beijos e abraços fraternos
De sua ouvinte Tiemi Yamashita, escrito em 22/10/2012