domingo, 10 de fevereiro de 2013

O que eu fiz no dia 12/12/12







O dia é mágico 12/12/12 o que você fez neste dia?  O meu foi muito especial, a convite da minha amiga Andréa Sousa coordenadora de projetos especiais da Biblioteca Belmonte conectada a contadores de histórias de todo o mundo, realizamos a vigília na Biblioteca desde as 12 horas começaram as atividades , contadores de histórias iam se revezando e mantendo viva as mais belas histórias para as pessoas ouvirem.
Beto dos Fantoches
Iracy Cardoso minha mentora na arte de contar histórias
Encontrei amigos queridos na jornada da contação de histórias e também amigos novos que partilham da mesma paixão. Invadimos o jantar da Associação Comercial para contar lendas que explicam por que o céu é tão alto e por que o mar é salgado.
lendo histórias na Biblioteca
Eu descobri essa magia a mais de 10 anos e desde então aprendi que as histórias tem vida própria, que elas nos escolhem e cada vez que as contamos elas ganham vida e uma mágica acontece. Funciona assim eu leio uma história no livro e imediatamente ela surge na minha mente pronta para ser contada, daí eu conto uma vez e depois outra e outra e ela vai ganhando forma e força e de repente é maior que tudo. Na verdade acho que ela sempre esteve ali, nós é que aprendemos a escutá-las no coração e contá-las com a nossa voz.
Nessa aventura fizemos uma vigília madrugada a dentro, contando histórias de terror como da Saiona, tivemos Mil e uma noites e dança do ventre ( fascinante), descobri que sou uma colecionadora de pessoas e histórias. Conheci o Beto dos fantoches e já adotei 3 fantoches , e ganhei do João Luis do Couto o instrumento de percussão “ batorex” feito de durex .

Depois adormecemos entre as estantes da biblioteca , como guardiões dos livros e das histórias, nessa aventura levei minhas duas filhas que se divertiram muito ouvindo as histórias e correndo descalças pela biblioteca. Pela manhã acordamos com os raios de sol invadindo as janelas, iluminando as estantes de livros que permaneceram intactos, ufa!! Passou o dia 12/12/12 e conseguimos preservar a magia da contação de histórias.  O café da manhã ficou por conta das delicias preparadas com carinho pelos funcionários da Belmonte ao som do Escurinho do Arcodeom que tocou em homenagem a Luiz Gonzaga.

Andréa Sousa

Essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra....