terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Egoísmo e sustentabilidade







Recebi um convite muito especial, participar de um programa “piloto” sobre sustentabilidade. A idéia surgiu da cabeça de Marcela Bertoni, estudante de rádio e TV da Cásper Líbero e ligada nesse assunto. Mobilizou outros colegas para essa iniciativa e foi uma manhã incrível com a galera jovem discutindo sobre esse tema.
Num dado momento surgiu o papo que “ egoísmo” não tem nada a ver com sustentabilidade, por que as atitudes individualistas não são sustentáveis e tal. Mas depois refletindo mais surgiu a ideia de que ter atitudes sustentáveis é também egoísta, por que estamos preservando o mundo , para nossa própria preservação.Isso é louco!! Dizia um dos jovens.

Adorei a experiência e espero que essa iniciativa dê certo, pois proporcionar um espaço de reflexão criado, dirigido e produzido pela galera jovem é otimizar recursos intangíveis.
De fato, não existe atualmente um canal que dissemine os conceitos de sustentabilidade para a galera jovem, numa linguagem acessível e prática.

Ninguém deseja seguir cartilhas prontas, todos nós desejamos ser ouvidos, nas dúvidas, nas ideias, nos medos e na construção dos caminhos individuais. As revoluções coletivas começam nas revoluções individuais isso é sustentabilidade na prática.