terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Simplifique






No início do ano recebi um convite da apresentadora Paola Tucunduva, apresentadora do programa Alma do Negócio na Just TV para falar sobre Mottainai.
Uma das perguntas era qual o meu ponto de vista sobre sustentabilidade, eu respondi: perenidade.
Naquela tarde, depois da entrevista voltando para casa, naquele ônibus lotado eu refleti mais a respeito. 
Sustentabilidade é o conceito, e o Mottainai é a prática!

Paola Tucunduva e eu no estúdio
Quando eu aprendo a identificar o desperdício, começo a simplificar a minha vida:

Por exemplo:
Ficar pensando o que é melhor o detergente normal ou o biodegradável?
Mottainai: Diluir o detergente para usar menos.

Separar o lixo reciclável ou juntar tudo?
Mottainai: produzir menos lixo

É melhor usar o copo descartável, ou usar uma caneca?
Mottainai: encha sua garrafinha de água

Simplifique sua vida, se ficar pensando muito, vai te paralisar e você acaba por continuar fazendo da mesma forma, por que não encontra a resposta perfeita. Faça aquilo que faz sentido para você e esteja aberto a ouvir novas ideias.

Ficar só falando sobre sustentabilidade é um desperdício , se já entendeu algo a respeito , pratique....
Faça algo diferente, mobilize outras pessoas pelo seu exemplo.
Pois o discurso que não vem acompanhado do exemplo é um completo Mottainai.

Gratidão a Paola Tucunduva pela oportunidade de disseminar o Mottainai e refletir sobre a  prática do simplificar em todos os sentidos.