terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cuidar de quem cuida de gente



Tiemi Yamashita fala de Mottainai para educadores da Creche Cruz de Malta

Foi numa segunda feira, fui fazer uma palestra sobre Mottainai para educadores na Creche Cruz de Malta, eram 60 educadores da creche, ensino complementar, liberdade assistida, ambulatório e demais departamentos. Todos eram muito diferentes na formação, idade, experiências de vida, mas uma coisa era comum a todas elas :  Eram gente que cuida de gente, por esse motivo são as pessoas mais importantes na minha vida neste momento.
 Por que gente que cuida de gente, é multiplicador de “valores” mesmo sem querer, mesmo sem saber, já é.
 
Fico tão feliz quando tenho a oportunidade de “cuidar” delas, quando ministro uma palestra estou me dedicando aos participantes, dando atenção, ouvindo e conversando com o coração de cada um. E sei que esse amor será multiplicado aos seus alunos, por que :

Para ensinar é preciso saber
Para educar é preciso ser
 
Amor, atenção, respeito, carinho não se aprende nos livros e sim nos exemplos:
Se desejarmos que nossos alunos sejam mais organizados, estudiosos e bondosos. Temos que primeiro  ser educadores mais organizados, estudiosos e generosos.
Muitas vezes ouço críticas de que as crianças de hoje reclamam de tudo e não se interessam por nada, isso é sinal de que estão aprendendo isso com a gente. Eles se espelham nos adultos.

Refletimos sobre a “honra” e fizemos um exercício simples e profundo: Cada um disse em voz alta o seu nome, depois se declarou filha ( disse o nome do pai e da mãe) , muitos se emocionaram.

Meu nome é Tiemi eu honro meu pai Paulo e minha mãe Cazumi.
 
Tem um ditado que diz: Que cada vez que temos um filho, temos a oportunidade de ser uma pessoa melhor.
Pois para nós que cuidamos de gente, cada vez que estamos com outro ser humano, temos a oportunidade de nos transformarmos numa pessoa melhor.

Parabéns a todos os educadores da Creche Cruz de Malta, pela dedicação e o amor na construção de uma nova realidade para o mundo.