domingo, 10 de fevereiro de 2013

PROJETO PAPAIS NOÉIS LEITORES NA LINHA LILÁS DO METRÔ



A ideia original eram Anjos vestidos com asas e tudo, munidos de livros que entrariam nos vagões da linha Lilás que liga Santo Amaro ao Capão Redondo e recitariam alguns versos sobre a cultura de Paz.


Já imaginou as pessoas seriam surpreendidas por anjos que levariam a beleza literária impregnada do espírito natalino numa região tão carente como o Capão Redondo, discursava animada Andréa Sousa, minha companheira de aventuras. Eu perguntei mas temos os voluntários? Ela disse: Estou recrutando você!  Continuei : Temos as fantasias de anjos? Ela disse não, temos que conseguir um patrocínio. O Metrô já autorizou essa ação? Ela respondeu: ainda não, estão analisando a proposta. Então eu disse que a ideia era muito boa, que eu topava, porém faltavam muitas coisas. Andréa sorriu e disse: Deus proverá...

E proveu mesmo, no dia 24/12 um grupo de 11 pessoas vestidos de camisa branca e calça preta , com um gorro de papai Noel se reunia na estação Santo Amaro da Linha Lilás, o metrô liberou a atividade na ultima hora e Andréa fez uma convocação relâmpago que atraiu pessoas que escolheram dedicar uma  hora para expressar amor ao próximo.

No começo combinamos de em trios entrar no vagão e cada um lia um trecho de um poema, percebemos que as pessoas eram surpreendidas com as declamações, no final elas sorriam e batiam palmas.
Cada vez que eu entrava no vagão, sentia o frescor do ar condicionado contrastando com o abafado da estação, observava as  pessoas com o olhar distante, alguns tristes olhando a paisagem de mudava de prédios modernos a periferia com casas sem reboque amontoadas nos morros.

Eu repetia sempre a mesma frase:

“ Que eu esqueça as tristezas do ano que termina, e faça uma prece de alegria...

Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor, e faça por ele uma prece de fé...

Obrigada Senhor, por ter alimento, quando tantos passam o ano com fome.

Por ter saúde, quando tantos sofrem neste momento....”

Entramos em uma dezena de vagões e repetimos a mesma frase para centenas de passageiros, mas na volta decidimos ficar todos juntos no mesmo vagão e líamos as frases em grupo, sentia mais força e mais animo, dava mais coragem para fazer a performance.

Refletindo sobre o que aconteceu, o amor é contagiante a alegria é contagiante quando entrávamos nos vagões as pessoas nos recebiam com olhar desconfiado e sério, e no final quando íamos cumprimentar cada um com um aperto de mão e dizendo “Feliz Natal”, elas sorriam era como se aquecêssemos os corações com o nosso amor. As crianças olhavam curiosas, e teve até gente que tirou foto e filmou, uma moça até chorou de emoção.
Eu confesso que no começo lia minha frase da boca para fora, mas depois de tanto ler, quando eu lia, sentia cada palavra e dava até um nó na garganta.

Depois que acabou essa aventura, nos reunimos e agradecemos a Andréa pela oportunidade da experiência de viver o verdadeiro espírito natalino.


Andréa Sousa é uma dessas pessoas que se você não conhecer, não acredita que ela existe. Uma lenda viva, inteligentíssima, memória invejável e uma capacidade de criar formas inusitadas de promover o gosto pela leitura. Sempre com projetos audaciosos, aliás sempre que agente se encontra, criamos  um projeto, uma intervenção, uma aventura... Adoro!!! Esse foi meu inesquecível presente de natal.

“Como podem os convidados ficarem tristes se o noivo está presente....”