quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Evento sustentável

Estive num seminário recentemente que aconteceu num badalado local de eventos de São Paulo. Tudo estava perfeito, a decoração, o serviço, a comida.


Comecei a pensar como seria interessante imaginar como seria um evento sustentável.

Acho que os crachás e os blocos de anotação seriam feito de papel reciclado, feitos por alunos de uma ONG que usa as oficinas de papel reciclado para gerar renda e manter seus projetos.www.caminhando.org.br

O serviço de garçom teriam o apoio de pessoas com síndrome de dow , que foram treinadas para atuar em eventos, servindo os convidados.Isso permite a geração de renda e o fortalecimento da auto estima, por que estão se sentindo úteis. WWW.adid.org.br

O serviço de recepção, equipe técnica e apoio de palco seria feito por jovens aprendizes do programa de aprendizagem WWW.nurap.org.br

O pão, esse seria feito da padaria de uma ONG que fica em Veleiros, eles fabricam todos os tipos de pães e com o lucro da padaria, mantêm cursos profissionalizantes para 1.600 jovens por ano. www.n-fatima.org.br

Sabe aquela canela em pau que foi utilizada com muito bom gosto para misturar o café? Pois é, ela seria reautilizada nas oficinas de velas aromatizadas de outra ONG que ensina artesanato como geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social.

Cada participante receberia uma caneca e seu nome seria escrito na hora, ela seria a única forma de se consumir as bebidas do evento. Desta forma não se utilizaria os copos descartáveis e depois a caneca ficaria como brinde.

Cada participante que optasse por dispensar aquelas pastas e programas do evento e aceitasse receber por e-mail ou fazer um dow load no local, estaria fazendo uma doação para determinado projeto social.

A cobertura do evento seria feita por jovens da oficina de imagem e vídeo da comunidade, para que aprendessem na prática como se realiza a cobertura de um evento.

Enfim, de item em item, poderia ficar aqui até o final do dia imaginando as possibilidades.

Talvez o preço final fique mais alto. Mas se pensar bem, o verdadeiro preço final da desigualdade, falta de oportunidades e negligência que temos pago nos útimos tempos, tem sido bem mais caro.

E que acho meio contraditório eventos que discutam sobre sustentabilidade, responsabilidade social, ou inclusão de Pessoas com Deficiência que continuam com os mesmos formatos antigos.

Saber e não fazer é o mesmo que não saber.

Fica minha sugestão....Quem se interessar em fazer algo do tipo, entre em contato, tenho muitos contatos, conheço inúmeros projetos e ONGs que farão toda a diferença num evento.