quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A essência do empreendedor

Na semana do empreendedor, resolvi refletir um pouco sobre o empreendedor.


Nos últimos tempos os grandes empreendedores, foram jovens que criaram produtos ou serviços revolucionários para o mundo. Hoje podem ser consideradas pessoas muito ricas e poderosas, mas no início tiveram um desejo de oferecer algo de útil ao maior número de pessoas.

Talvez a essência do sucesso, não esteja na pesquisa de mercado, na estratégia de marketing, ou nas consultorias famosas. Sim elas ajudam, mas são apenas ferramentas de apoio de uma idéia genuína. Algo que já estava ardendo dentro daquele empreendedor, a essência de tudo.

É o que de fato moveu aquela pessoa a mobilizar recursos, tempo e outras pessoas para realizar aquele sonho.

Hoje definir missão da empresa, virou protocolo, palavras bonitas e quase comuns dentro do mundo corporativo. Poucas carregam a verdadeira essência da empresa, e ela existe, mas está esquecida ou foi apagada pela competitividade do mercado.

Simplificando, imagine que se pudéssemos fazer uma pergunta aos fundadores de algumas empresas: Qual a missão de sua empresa?

Microsoft- Popularizar o computador no mundo inteiro

Google- organizar dados e disponibilizar para todas as pessoas de forma gratuita

Facebook- Manter contato entre amigos

Ultrafarma- Acessibilidade a medicamentos de forma segura e econômica ao maior número de pessoas

Peixe Urbano- Oferecer ofertas especiais ao maior número de pessoas

O que esses exemplos tem em comum?

São produtos e serviços que beneficiam o maior número de pessoas, elas oferecem informações, serviços que facilitam o dia a dia e geralmente carregam como característica a gratuidade. Esse modelo atrai imediatamente as pessoas, pois elas estão acostumadas com o mercado que oferece tudo por um preço, considerado modelo antigo, que restringia o acesso principalmente as informações somente a quem pagasse por elas.

Agora o desafio do empreendedor é encontrar formas de oferecer seus produtos e serviços de forma acessível ao maior número de pessoas com lucro. O Sebrae oferece muitos cursos e palestras sobre diversos temas para apoiar o empreendedor,tem uma biblioteca e faz pesquisas sobre os mercados, vale a pena conferir.

A resposta não está fora, e sim dentro de cada um, ao reconhecermos os nossos talentos e decidirmos utilizá-lo para beneficiar o maior número de pessoas. Tudo será mais simples, encontraremos diversos parceiros dispostos a nos apoiar, e sentiremos uma alegria e um prazer imenso em trabalhar e sermos úteis.