quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Menos é mais

Tenho feito um exercício simples que tem me ajudado a diminuir o consumo e me desapegar de algumas coisas que só entulham a minha casa.


Penso que tudo que tenho, tem vida: um lápis, um livro, uma blusa, um colar, um CD. Então eu me coloco no lugar desse objeto, penso em qual o seu sentido e depois penso se ele se sente feliz, e útil comigo. Depois eu me pergunto se estou realmente aproveitando tudo o que aquele objeto tem a me oferecer. Assim fica mais consciente a decisão de doar, vender, desfazer de algo. O mesmo vale para as novas compras.

Nestes dias peguei uma blusa muito bonita que tenho no fundo do meu armário, eu nunca uso, mas tinha dó de doar por ser novinha. Pensei em sua tristeza, afinal ela foi feita para ser vestida, para estar comigo no meu trabalho, para ser elogiada, para se sujar e ser lavada. E como eu estava sendo egoísta impedindo que ela cumprisse sua missão, deixando a esquecida no fundo do armário.

Olhei para aquela camiseta velhinha, já com algum furinho, que eu uso pra ficar em casa, fazer faxina, ou dormir. Essa sim se sentia feliz e plena, afinal estava sempre comigo, nos momentos do dia a dia, cumprindo a sua missão. Acho que somos assim também no fundo desejamos nos sentir úteis, isso nos dá sentido e motivação na vida.

Para mim funciona como terapia é como se enquanto estiver limpando as coisas por fora, ao mesmo tempo estivesse limpando por dentro, me organizando, e deixando alguns espaços vazios para o novo.

Depois de fazer esse levantamento, eu gosto de organizar os armários as gavetas, isso me dá uma satisfação, percebo que alguns espaços ficam vazios e devem permanecer assim. No Feng Shui estudamos a respeito dos espaços vazios, eles são importantes, porque o universo sempre preenche os espaços vazios com coisas boas como a sorte e a esperança...