terça-feira, 30 de novembro de 2010

Apoio Técnico e Financeiro para ONGs


 Sabia  que tem uma ONG internacional que financia a projetos de sustentabilidade de ONGs brasileiras? É a NESst , ela trabalha para resolver problemas sociais importantes nos países emergentes, desenvolvendo e apoiando atividades empresariais que fortaleçam a sustentabilidade financeira de organizações da sociedade civil.
Tenho acompanhado alguns projetos de sustentabilidade de algumas ONGs, elas desenvolvem um produto ou serviço que geram recursos para a sustentabilidade do projeto social. Trata-se de um grande desafio, pois o próprio mercado está muito competitivo e para que se tenha lucro é preciso  uma infra estrutura e suporte técnico.  Mas, para superar isso as parcerias com o poder público, as empresas e as ONGs que financiam projetos sustentáveis como a NESst são uma possibilidade.
É verdade que a mais de 10 anos tem se falado nesse grande caminho das parcerias público e privado, mas hoje esses setores estão mais amadurecidos, tenho conversado com gestores do setor público, com empresários, e estão todos na mesma situação. Todos estão conscientes que ninguém resolverá nada sozinho, que somos organizações inter dependentes. Tenho acompanhado os Fóruns realizados por alguns setores, eles reúnem, governo, empresas e ONGs com o intuito de unir forças para solucionar problemas. A receita tem dado certo, porque as pessoas estão mais abertas, estão mais conscientes.
Para as ONGs interessadas em conhecer melhor o NESst , WWW.nesst.org/brasil2008.asp . Fiquem de olho, pois no inicio do ano haverá novo edital para as ONGs que desejam inscrever seus projetos para ter financiamento técnico e financeiro.