quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sustentabilidade e Motainai

Neste mês participei de um curso sobre gestão de sustentabilidade na FAAP, inclusive recomendo, pois foi uma oportunidade de aprender e entender melhor sobre processos e sistemas de sustentabilidade corporativa, além de conhecer pessoas muito interessantes.


A vantagem do programa “Pense Melhor” da FAAP é que são cursos de 4 horas com um material didático muito bom, além da qualidade dos professores da FAAP. O preço é acessível e quem gosta de aprender e gosta de estar atualizado sobre as tendências terá suas necessidades satisfeitas. O programa oferece também palestras gratuitas com personalidades de peso do mundo acadêmico e do mercado. http://pos.faap.br/pensemelhor/

Mas, vamos ao título do artigo, eu percebi que minha avó que na década de 40 veio do Japão num navio, já sabia tudo de sustentabilidade por que tudo para ela era “Motai-nai”.

Motai-nai significa desperdício e toda vez que essa palavra era pronunciada era sinal de que estávamos desperdiçando alguma coisa, sejam recursos ou serviços ou mesmo a nós mesmos. Talvez a cultura do Motai nai tenha origem da escassez dos recursos naturais do Japão, ou ainda no pós guerra. Enfim, sei que meus pais cresceram nessa cultura, eu que já sou da terceira geração, confesso que tinha vergonha disso, algumas regras ou atitudes pareciam ser muito sovinas, como a reutilização de embalagens, ou levar o lanche de casa. Lembro que quando chovia, tinha que colocar os baldes e bacias para recolher a água da chuva. http://www.mottainai.org.br/

Mas hoje estas práticas são resultados de pesquisas de processos sobre sustentabilidade, como otimizar meus recursos, gerando economia , melhorando processos, diminuindo preços, satisfazendo meu cliente e mantendo a perenidade da empresa.

Como um conhecimento tão antigo, pode ser tão atual? Talvez por que os antigos tinham mais facilidade de escutar sua essência, seu coração. Eram mais felizes, com uma vida mais simples, trabalhavam, produziam, criavam seus filhos.

Agradeço meus antepassados pelos ensinamentos sobre o Motainai, que hoje podemos usar o nome de sustentabilidade ou ainda sabedoria.