quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Etiqueta e palavras

Hoje estive dando um treinamento numa empresa e comentamos sobre as palavras, porque algumas palavras mudam todo o contexto de uma frase.  A origem disso está na infância, nas palavras que ouviamos constantemente e que nos provocavam alguma reação.  Vou dar um exemplo: Precisa; Obrigatório; Necessário; Forçoso; Tem que. Estas palavras são autoritárias, é uma ordem e ponto final. Ninguém gosta de ser mandado, por que todos preferem fazer suas escolhas ao invés de ser mandado.
Sempre oriento os líderes que prestem atenção nas palavras que utilizam e principalmente que observem a reação dos seus colaboradores e clientes.
Alguns colaboradores ou mesmo clientes não suportam ouvir determinadas expressões autoritárias e isso provoca muita confusão no dia a dia de uma organização.
Na medida do possível é oportuno substituir as palavras autoritárias  por palavras de oportunidade como: Possível, interessante, bacana,legal, viável, útil, oportuno, conveniente.

Acredito que a lição de casa comece em nossos lares, se hoje temos a consciência de como as palavras de ouviamos de nossos pais marcaram nossa vida. É interessante prestar mais atenção nas palavras que hoje estamos falando para nossos filhos. Uma linguagem autoritária como "Tem que fazer isso" gera uma sensação de obrigatoridade de falta de liberdade. Já uma linguagem de oportunidade que apresenta as vantagens estimula o desejo, e todos querem realizar seus desejos.

Seguem alguns livros para aprofundar o assunto:  Fale muito melhor - Reinaldo Polito ed. Saraiva e Neuro aprendizagem a inteligência emocional de Inês Cozzo Olivares ed . QualitMark.

Quando uma empresa investe em treinamento para seus colaboradores, ele está investindo na formação de líderes que se tornarão melhores como profissionais e pessoas. Tudo que se aprende e se desenvolve, serve para a empresa e para a vida desse colaborador.

O mundo não precisa de chefes que só sabem mandar de forma autoritária , o mundo precisa urgente de líderes que sabem conduzir com respeito ao próximo.

Acredito que empresas assim, estão no caminho certo, e garantem a sustentabilidade de suas marcas.