domingo, 1 de janeiro de 2012

Obrigada, feliz ano novo!


 Repeti essa  frase mais de mil vezes na manhã do dia 31/12/2011. Estava chovendo e eu estava na praça da Liberdade ( São Paulo) trabalhando como voluntária num evento que acontece sempre no último dia do ano, a Festa do Bolinho da Prosperidade. Trata se de uma tradicional Festa oriental em Comemoração a Passagem de ano, realizada pela ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).
   O ato é simples socar o arroz no pilão até que vire uma massa “moti” ,mas a simbologia deste ato é bem interessante.
O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas, cozido, socado, amassado e unido forma uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não conseguirá. Assim é a nossa vida, unidos formamos uma massa consistente e com certeza venceremos. Acreditam que consumir o moti no primeiro dia do ano traz vida longa.
Depois foram distribuídos mais de 20 mil saquinhos contendo 2 motis, um branco simbolizando a paz e outro vermelho simbolizando a felicidade. E forma-se uma longa fila de japoneses e seus descendentes e muitos brasileiros que aguardam para receber o seu bolinho da prosperidade.
Também é servido uma sopa tradicional o “ozoni”, foram servidos mais de 2.000 sopas , eu trabalhei  na distribuição do ozoni, observava as pessoas na fila ansiosas por receber a tigela contendo aquele caldo precioso e fumegante. Elas recebiam e imediatamente sorriam, e enquanto sorviam o caldo era como se fossem esquecidos todas as tristezas deste ano e fosse surgindo uma força e uma esperança para o ano que se inicia.
Mágico.... Eu completava com um sorriso e repetia a frase “ Muito obrigada, Feliz Ano Novo”.
Cada vez que eu repetida essa frase, olhando nos olhos de centenas de pessoas desconhecidas , sentia dentro de mim uma gratidão tão grande!
Senti o amor de todos comerciantes que se mobilizaram para proporcionar aquele evento, que oferecem os bolinhos e a sopa gratuitamente para manter a tradição oriental , das centenas de voluntários que dedicam o último dia do ano num trabalho árduo, com tanta alegria e disposição em benefício ao próximo.
Fiquei impressionada com as senhorinhas já com seus 70, 80 e até 90 anos, enrolando e embalando os bolinhos da prosperidade com tanta disposição. Numa hora eu perguntei a um senhor perto de mim, o que as move? De onde tiram tanta vitalidade? Ele esboçou um tímido sorriso e de forma pausada sussurrou. Todos querem se sentir útil !

Muito Obrigada! 
Feliz Ano Novo!