segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Case de Sucesso - Vídeo do FOPAP



A conquista do Projeto do Video do FOPAP nos mostra que a força está no coletivo e que os espaços de discussão como o FOPAP que reúnem todos os segmentos interessados para encontrar caminhos novos para problemas antigos, é a forma mais inteligente de mudarmos a nossa realidade. Os Fóruns permitem o encontro de pessoas comprometidas que se mobilizam por uma causa maior que elas mesmas ou as instituições que representam. Esse é o poder que transforma o mundo.

Quando entrei na Comissão Papel das Empresas do FOPAP[i] em Fevereiro de 2011, tinha claro a importância de se fazer um vídeo institucional sobre o Programa de Aprendizagem lei 10.097.
A coordenadora da Comissão Márcia Pavão, já tinha lançado a idéia e eu sabia que esse projeto faria diferença no cenário de aprendizagem. No primeiro workshop realizado pela Comissão de Formação em 2010, um dos problemas apontados pelos participantes era a falta de informação sobre o que de fato era o Programa de Aprendizagem, era preciso mostrar uma visão além do cumprimento de cota da lei 10.097  [ii].
Sempre acreditei no poder do áudio visual, um vídeo pode nos tocar direto no coração. Ele é uma forma de comunicação rápida e eficiente. Não existia um vídeo que falasse somente do programa de Aprendizagem, existem diversos vídeos promovidos por entidades certificadoras. Mas e as centenas de entidades que não tem recursos para criar seus vídeos?  Um vídeo do FOPAP seria uma grande contribuição para esse movimento.
Foi uma experiência muito enriquecedora, por que durante todo o ano participei das reuniões da Comissão juntamente  com Alessandra E. Souza,Alex Aricó,José Darci Nogueira,Francisca Biagioni,Irene Thal Brambilla,Kelly Souza Escobar,Márcia Pavão Camilini ,Vera Segatto, Maria de Fástima e Silva, Atilio Peppe e Mario Augusto Pinto. E  aprendemos a construir juntos, um caminho que não existia.   Pela primeira vez tínhamos a oportunidade de provar que sentando e conversando poderíamos superar desafios e atingir nosso objetivo. A Comissão era composta por entidades formadoras, empresas, Sindicatos e tínhamos o apoio do Atílio Peppe do Núcleo de Programas Sociais do SRTE, todos eram de setores diferentes que poderiam até ser concorrentes , mas estavam unidos por um mesmo objetivo que era fazer o vídeo do FOPAP.
O primeiro passo foi um Brainstom com todas as idéias sobre o que deveria ter no vídeo, depois selecionamos as melhores e em seguida nossa busca seria por um roteirista que pudesse dar forma as nossas idéias.
Eu fiquei encarregada de conseguir um profissional que aceitasse esse desafio de forma voluntária. Bem, foram 2 meses contatando mais de 100 profissionais da área de comunicação e nada... Também não tinha muito a oferecer, só tinha algumas folhas com dezenas de idéias, nenhum dinheiro e nem a segurança de que o vídeo sairia do papel.
Até que a roteirista Simone Schetty  aceitou o desafio, ela gostou da proposta, se encantou com o tema e começou a trabalhar firme, pesquisou e leu muito a respeito para poder pensar em algo que realmente pudesse sensibilizar as pessoas e principalmente as empresas a olhar o programa de Aprendizagem de uma forma mais social e humana.
O roteiro ficou pronto, seria um vídeo com base em depoimentos, nada mais real do que conhecer e mostrar a realidade dos jovens, dos gestores e de todos que são impactados pelo programa de Aprendizagem. Conseguimos uma produtora que tivesse a sensibilidade para gravar e produzir esse olhar a Paiol Filmes e pelas mãos de Anita Gomes e Olindo Estevam que também compraram a nossa idéia do vídeo, tudo parecia estar tomando forma.

Mas, agora com roteiro e produtora, já tinham um custo, ou seja, o próximo passo seria elaborar um projeto de captação de recursos para viabilizar o projeto. E foi nessa fase que mais aprendemos, por que esbarramos numa série de obstáculos, regimentos políticos, procedimentos internos. Aprendemos a ouvir e nos colocar no lugar do outro, cada organização tem seus regulamentos e isso precisa ser respeitado. Mas quando há diálogo e todos estão comprometidos com uma causa, sempre encontramos uma saída.
E foi assim que aconteceu, como o FOPAP não é uma instituição formalizada, tivemos que realizar toda a parte de contrato de patrocínio direto entre a produtora e o patrocinador, uma versão do vídeo será doada para o FOPAP que disponibilizará gratuitamente na internet, para que todas as organizações possam utilizar o vídeo como ferramenta de disseminação do Programa de Aprendizagem. Tivemos a preocupação desde o início de fazer um vídeo sobre a Importância da Aprendizagem, sem identificar ou beneficiar essa ou aquela entidade certificadora.
Quando nosso projeto já estava todo montado, começamos a apresentar para os possíveis patrocinadores, eu sabia que o projeto era muito bom, mas precisava encontrar os patrocinadores certos que acreditassem e que investissem nesse sonho.  A primeira foi a Sindipeças, depois o Instituto Votorantim, seguido pelo Instituto Unibanco e fechamos com a Delphi que esteve conosco desde o ínicio participando da Comissão assim como a Sindipeças.

Em Setembro estava muito feliz, afinal tínhamos fechado 100% das cotas de patrocínio. Já poderíamos iniciar as gravações. Nesta fase o momento mais importante foi definir de quem seriam os depoimentos. Fizemos um perfil ideal, deveriam ser pessoas que realmente tivessem paixão pelo programa de aprendizagem, todos na Comissão se mobilizaram para identificar essas pessoas, conseguir as autorizações e  agendarmos as datas para a gravação. O superintendente Mello aceitou prontamente nosso convite e fez um depoimento didático com dados estatísticos sobre o programa. Os gestores também fizeram bonito, apresentando as contribuições que esses jovens trazem para a empresa, mas o show foi dos jovens que contaram de forma espontânea sobre sua rotina, seus aprendizados e seus sonhos.
Finalmente no dia 05 de Dezembro apresentamos em primeira mão o vídeo na  reunião do FOPAP, todos ficaram emocionadas e as lágrimas eram uma mistura de alegria e alívio por termos chegado ao fim de um projeto.

Se você teve paciência para ler até o final, agora não pode deixar de assistir ao vídeo.
Aprendiz – Um novo olhar
Para que tudo isso valha a pena é preciso que este vídeo seja visto pelo maior número de pessoas, conto com seu poder de influência.



[i][i] O Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional é “um espaço de articulação social de instituições governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, com vistas a estimular e promover o debate, mobilização e inclusão de aprendizes com ou sem deficiência no mercado de trabalho, bem como apoiar ações voltadas para a implementação e o aperfeiçoamento da Legislação da Aprendizagem[i]”. Foi instituído por meio da Portaria ministerial nº 1.259 do Ministério do Trabalho e Emprego em 04 de agosto de 2009 e desde a criação vem se reunindo periodicamente. Em sua composição, o Fórum agrega cerca de cento e quarenta instituições adesas com participação média de sessenta dessas instituições nas reuniões mensais.

[ii] A Aprendizagem é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, regularmentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.