domingo, 15 de janeiro de 2012

Treinamento Espiritual


Para que serve um retiro de treinamento espiritual? Vou descrever de uma forma simples, por exemplo:
De vez em quando agente não precisa deixar algumas coisas de “molho”,com um produto tipo “água sanitária” para tirar o encardido? Depois de um tempo, eles ficam branquinhos, renovados e prontos para voltar à rotina. Pois é, um retiro espiritual serve para fazer a faxina pesada.
Imagine ficar 5 dias mergulhado num ambiente completamente diferente, convivendo com pessoas desconhecidas sem TV,rádio, internet, celular, sem sua família ou seus amigos.
Os dias seguem com práticas espirituais como meditações, leituras de sutras, purificação da mente, práticas de gratidão e palestras.  Foi assim que escolhi iniciar meu ano de 2012, passar uma semana num Retiro Espiritual, num Seminário de Treinamento Espiritual em Ibiúna.
A partir do segundo dia, tenho a sensação de que estou lá a muito mais tempo, começo a fazer tudo com mais consciência, desde respirar, andar até comer. Consigo ter uma visão distanciada da minha vida, dos meus passos e traçar com mais clareza as minhas necessidades para este ano.
Tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e reencontrar outras do ano passado, é interessante como a vida nos ensina tudo, basta estar aberto para aprender.  Essa experiência me permitiu fazer essa faxina interna, retirando as crenças encardidas que ficam tão grudadas que na correria do dia a dia, agente deixa assim mesmo.
Quero compartilhar algumas frases que escrevi no meu diário de bordo e que me tocaram muito:

“ Para ensinar basta saber, mas para educar é preciso ser.”

“Uma coisa é conhecer, outra coisa é entender”

“Não apresse o rio, ele corre sozinho”

“Onde há o Amor não há Medo”

Para quem se interessar, informo que um retiro de 5 dias com tudo incluso não é caro, o investimento total fica em torno de  R$500,00. No carnaval muitos lugares costumam fazer pacotes especiais como o  Templo Zu lai e a Academia de Ibiúna.

Essa é uma experiência muito pessoal, por isso o ideal é ir sozinho. Eu já tomei a decisão de fazer pelo menos uma vez por ano.

Muito obrigada!