quinta-feira, 11 de outubro de 2012

RELATÓRIO DA OFICINA “MOTTAINAI”






Abaixo vamos ler o relatório gentilmente escrito pela formadora da DRE Santo Amaro Cristina Marie Okita. Uma tarde onde reunimos pessoas de diversos segmentos para refletirmos sobre "sustentabilidade" e "Mottainai". Essa iniciativa inédita só foi possivel, por causa da articulação e patrocínio da Associação Comercial de Santo Amaro, as diretorias de ensino da região SUL,  Faculdade Sumaré e Instituto Techmail.


RELATÓRIO DA OFICINA “MOTTAINAI”
Data: 01/ 10/ 2012
Horário: das 13h30 às 17h
Local: FACULDADE SUMARÉ - Rua Cel. Luiz Barroso, 566 - Santo Amaro – SP
Público: Educadores, Representantes da ACSP e da Faculdade Sumaré – aproximadamente 50 pessoas.


Iniciamos as atividades do dia com as boas vindas da Diretora Superintendente da Distrital de Santo Amaro, a Sra. Rita de Cássia Campagnoli Acea.
Em seguida Sr José Florentino dos Santos Filho – Coordenador Geral da Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR) e Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA), nos colocou a par do trabalho desenvolvido pela entidade e sobre a peça de teatro “Ainda” com ator e diretor Marcos Caruso, que é levada em parcerias para onde houver público, espaço e disponibilidade em trabalhar estas questões.
Um dos pontos importantes citados por ele é o desestímulo junto aos baristas e lojas de bebidas, com relação à venda de álcool para menores, principalmente no entorno das escolas, como medida pedagógica e punitiva caso não haja entendimento por parte dos estabelecimentos que infringem a Lei 14.415.
Citou as casas de referencias que estão sendo implantadas nos 4 cantos da Cidade de São Paulo, e a ação exercida pelas entidades como redução dos danos causados a todos que estão no entorno do individuo que faz uso das drogas de todos os tipos.
O poder público está financiando trabalho de redução do impacto e na recuperação destes usuários que aceitam algum tipo de intervenção.
Os Educadores presentes tiveram a palavra do Diretor da Faculdade Sumaré contando sobre a parceria da Ângela e Leila da Equipe de trabalho da Associação Comercial.

Em seguida iniciou-se a apresentação da oficina Mottainai que significa desperdício.
§  Entrada da Formadora Tiemi Yamashita que é Estrategista Social da ONG Teia Projetos Socioambientais, vestida de Kimono (veste Japonesa);
§  Em primeiro lugar contextualiza a noção de desperdício (Mottainai) para o povo japonês.
Mottainai vai além de desperdiçar comida e recursos naturais. A concepção de desperdício para o povo japonês é uma filosofia de vida (desperdício de tempo, de humor, de oportunidade e outras coisas).
§  Ao som de uma musica japonesa, a formadora inicia a contação de uma história e nos pede que prestemos bastante atenção, pois fará questões que todos deverão responder.
§  A história – Numa floresta existem 2 regiões, o coração da Floresta, repleta de vegetação, animais e recursos naturais (água, solo fértil, iluminação adequada). Nesta região há formigueiros imensos, onde existe uma sociedade de formigas muito bem organizada, com funções bem definidas para cada membro dos formigueiros (cortadeiras, operárias, rainha). A periferia da Floresta onde habitavam lagartas que por escassez de recursos, faziam um pouco de tudo. Ora limpavam, ora recolhiam os parcos recursos, intercalando entre uma atividade e outra.  Houve um grande incêndio na Floresta e as formigas ficaram perdidas por não saber o que fazer (As cortadeiras reclamavam o que vou cortar agora se não há mais folhas? As operárias questionavam a Rainha como deveriam agir se não havia mais  formigueiros para organizar e limpar?). As lagartas conseguiram se sobressair e se transformaram em Sábias Borboletas que com suas asas exuberantes puderam voar com liberdade, beleza e inteligência.
§  Em seguida 5 questionamentos foram feitos:
Num contexto educacional, quem ou o que seria a:
ð  Floresta – escola, educadores, um sistema qualquer
ð  Formiga – desestruturação, desafios, mudanças, problemas, conflitos
ð  Lagarta – educadores, meninos de periferia que tem poucos recursos, mas são sobreviventes nesta sociedade voraz e exigente.
ð  Borboleta – ações transformadoras, pessoas sábias e outros.
§  Cada qual interpretou de acordo com suas concepções.
§  Esta história cabe para várias situações na vida por mostra a mudança de paradigma do que vem a ser sustentabilidade e desperdício
§  No ponto de vista dos avanços sociais e tecnológicos a globalização muda o paradigma de perfil - no mercado de trabalho, os mais bem aceitos são aquele que tem mais jogo de cintura para atuar em qualquer situação ou adversidade.
§  Infelizmente na Educação ainda não conseguimos perceber que os meninos e meninas (lagartas) precisam receber formação mais adequada, eles são sobreviventes por conseguirem de todas as situações que se apresentam pelas dificuldades que vivenciam. O que precisam é se apropriar do conhecimento necessário (sabedoria) para saber como usar as informações que estão por toda parte, mas que na maioria das vezes eles não conseguem assimilar e utilizar porque lhes falta o essencial: estrutura, letramento, leitura de mundo (na sua grande maioria são analfabetos funcionais).
“Conhecimento” nenhum livro, revista, documentos, enciclopédia real ou virtual podem oferecer a alguém. Estes instrumentos trazem a informação, mas o educador/ sábio/ sistema é aquele que media para que o educando faça as conexões necessárias, as reflexões pertinentes, a lógica possível  e possam usar essas ferramentas para gerir uma dada situação.

§  Portanto sustentabilidade é um recurso que tem duas vertentes:
o   Recursos tangíveis ou materiais;
o   Recursos intangíveis ou intelectuais, morais e outros.


Num 2º momento, a Formadora Tiemi realizou uma dinâmica bastante interessante e reflexiva:

§  Todos os participantes (aproximadamente 50 pessoas)
*     Material – pessoas, folhas de jornal e música de fundo.
*     Dinâmica – quando a musica de fundo parava, todas as pessoas deveriam estar sobre as folhas de jornal.
*     À medida que o tempo avançava, sem que os participantes percebessem, folhas de jornal eram retiradas aos poucos.
*     Na ultima rodada, foi avisado que todos deveriam se esforçar para que todos coubessem nas folhas restantes, pois o princípio era que com a falta de recursos todos deveriam usufruir os bem disponíveis (JORNAL).

RESULTADOS OBTIDOS:
§  No inicio quando todos possuíam sua própria folha, nem se preocupavam em observar o que acontecia, só estavam preocupados com o seu bem;
§  À medida que as folhas sumiam, começaram a se aglomerar, e uns poucos se arriscavam em circular mais, a maioria ficava próxima as folhas;
§  Quando foi dado o aviso de que todos deveriam se perceber e que nenhuma pessoa ficasse de fora, no inicio houve certa paralisia, mas alguém do grupo propôs que fizéssemos um enfileiramento de folhas e que todos se organizassem em fila. Todos, surpreendentemente se organização e todos couberam nas folhas restantes
§  Reflexão do grupo – Recursos materiais, inevitavelmente um dia acabam, mas se usarmos nossos recursos intelectuais em beneficio de todos e contra os desperdícios de recursos intangíveis, todos podem viver com melhor qualidade, mesmo com escassez, porque sempre se acha saída se todos pensam em melhorar para todos seja em quaisquer circunstâncias.


Reflexão sobre a Oficina de Mottainai para Educadores
Tarde bastante agradável - importante e reflexiva para transformar o nosso olhar sobre os nossos alunos e como nós estamos trabalhando para inseri-los nesta sociedade globalizada e que exige profissionais preparados para grandes transformações em velocidade cada vez maior.  A escola não pode mais trabalhar da mesma forma que vem trabalhando, como se o mundo e a escola fossem dois mundos estanques. É preciso inovar, aproveitando o que nossos jovens têm de melhor – a flexibilidade e a capacidade de sobreviver – utilizar o que trazem da vida (conhecimento prévio e senso comum) para que a escola cumpra verdadeiramente seu papel de promotora do saber e de transformação moral e social, instrumentalizando seus alunos para o mundo que vivemos.
link de um vídeo que explica o que é Mottainai




São Paulo, 01 de outubro de 2012


Cristina Marie Okida
Professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de São Paulo
Formadora da DRE- Santo Amaro