quinta-feira, 30 de junho de 2011

O desafio do Mercado de Trabalho para os jovens

Educadores da Ação Social Nossa Senhora de Fátima. Profissionais maravilhosos que dedicam seu talento para ensinar aos jovens. Parabéns!






Numa tarde fria de Junho deste ano, eu fui fazer uma oficina com educadores de ensino profissionalizante da ONG Ação Social Nossa Senhora de Fátima WWW.n-fatima.org.br, fundada pelo Frei Xavier há 40 anos. O Frei sempre pensou no desenvolvimento das famílias carentes da região de Santo Amaro, desde então vem oferecendo cursos profissionalizante aos jovens e hoje são 1.600 jovens beneficiados por ano.
Observamos que nesses últimos tempos algo tem mudado nesses jovens. Eles lotam as salas de aula, enfrentam uma jornada dupla de ensino médio e o curso profissionalizante. Mas alguns não tem muito claro em que mercado vão entrar, no mercado de dinheiro ou no mercado de trabalho. É porque muitos estão preocupados com o dinheiro que essa ou aquela profissão vai render, quando chega o momento do estágio ou da primeira oportunidade de emprego, escolhem os benefícios e o tipo de serviço que vão fazer. Encaram o emprego como um artigo de consumo, que se troca quando enjoa, numa relação imediatista. O desafio dos educadores de hoje que preparam os jovens para o trabalho, é justamente descortinar o universo do trabalho, fazendo os compreender que o universo do dinheiro será uma conseqüência do trabalho. Não é tarefa fácil, para uma geração que não conheceu a ditadura militar e nem a inflação e que não sabe que tudo o que temos hoje é fruto de anos de dedicação de pessoas que trabalharam muito para construir.

Existem coisas que o dinheiro não compra: “valores” isso é uma coisa que se aprende com a família, e com bons professores. Eu conheço pessoas que tem 2 faculdades e que estão desempregadas e também conheço pessoas que mal terminaram o ensino fundamental e que nunca ficam desempregadas, são essas que aprenderam as lições mais valiosas sobre o Trabalho, isso não se aprende na faculdade, se aprende na vida trabalhando.

Por isso, minha dica aos jovens que querem entrar no mercado de Trabalho:

Todo trabalho é digno, encarem tudo como uma oportunidade de aprendizado, o sentido do trabalho é ser útil. Aqueles jovens que entenderem essa importante lição, serão os talentos mais cobiçados do mercado de trabalho.


à esquerda Teresa Barradas e a direita Dona Corina,
elas são exemplo de dedicação e trabalho.