segunda-feira, 27 de junho de 2011

Geração Y




Dizem que eles são diferentes, dizem que são imediatistas, dizem que eles vão dominar os postos de liderança. Puxa ! Até parece que são extraterrestres invadindo nosso planeta, mas então vou contar sobre minha experiência com eles, dia desses tive a oportunidade de ministrar um curso sobre Responsabilidade Social na Faculdade Cásper Líbero e foram 8 horas com 25 jovens entre 17 e 25 anos. Alguns já estavam no mercado de trabalho e outros ainda só estudavam. Vou relatar sobre minhas percepções sobre esses jovens:

Consciência global- Eles têm uma consciência sobre sustentabilidade e responsabilidade social, observam de que forma as empresas estão se relacionando com essas questões, desejam ingressar em empresas que tenham uma coerência entre discurso e prática.

Ser útil- Eles desejam ser ouvidos, pois tem muitas idéias que podem melhorar processos e solucionar problemas, mas sentem-se inseguros por que são poucas as empresas que proporcionam um ambiente adequado para essa interação.

Comunicação plena- A falta de conhecimento das empresas sobre as mídias sociais gera um impasse na comunicação plena dos colaboradores. As novas ferramentas de comunicação podem ser a salvação ou fracasso de uma empresa. O problema não está nas mídias sociais e sim na compreensão dessa nova tecnologia social e do engajamento dos colaboradores.

Fazer diferença- Desejam “fazer diferença”, percebi que essa geração já sente o impacto do consumismo e do individualismo da sociedade e já percebeu que existem novas formas de se viver, trabalhar e estudar, pensando no todo, no juntos.

Fiquei muito impressionada com esses jovens, eles são peças fundamentais para as empresas, por que trazem consigo uma nova mentalidade de comunicação, inovação e valores. Também entendi por que sentimos um frio na barriga quando falamos sobre a geração Y, é porque junto com eles vêm às mudanças. Isso é muito bom porque unindo a experiência com a inovação vamos quebrar muitos paradigmas e poderemos crescer ainda mais.