segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caminhos da Mudança

Tiemi Yamashita e o Prof Eugênio Mussak


Neste mês eu estive num curso sobre liderança na Integração Escola de Negócios, o curso foi conduzido por Eugênio Mussak, um grande professor que tem me ensinado muito.

Lembro-me que a primeira vez que tive contato com Eugênio Mussak, foi lendo um dos seus artigos da revista “Vida Simples”, tudo fazia sentido pra mim e me fazia refletir e eu adoro isso. É interessante que quando sentimos uma empatia pelo autor, seus textos parecem uma conversa de amigo. Uma vez ouvi uma frase antiga: “ O livro fechado é um amigo que espera e um livro aberto é um amigo que conversa”.

O novo livro “Caminhos da Mudança” é uma deliciosa conversa com Eugênio Mussak, o livro é dividido em 4 partes, mas cada página trás uma reflexão completa, ou seja, podemos abrir aleatoriamente qualquer página e teremos uma conversa interessante sobre algum assunto.

No curso estavam presentes quase 40 pessoas, todos líderes de grandes corporações e também do setor público, estávamos todos comprometidos em aprender a como liderar os caminhos da mudança. Foi muito enriquecedor conhecer líderes dos mais diversos setores, buscando a mesma coisa: “Aprender” para “Ensinar”. Observo que as empresas cujos líderes estão aprendendo constantemente estão mais preparadas para o presente e conseguem planejar o futuro. Ao contrário das empresas cujos líderes não tem tempo para se dedicar a aprender no presente, estão correndo o risco de não terem um futuro.

Vou finalizar com uma das lições aprendidas no curso: Uma das descobertas de Darwin:

Não sobrevive o mais forte, mas sim o que tem a capacidade de adaptação.

Em tempos em que a mudança é inevitável,

ADAPTAÇÂO é a palavra mágica.