terça-feira, 31 de maio de 2011

Aprender com as crianças

Semana passada estive fazendo um workshop de Lendas japonesas para alunos de sete anos de uma escola. As crianças ficaram muito curiosas por que me apresento vestindo um quimono típico e apresento um pouco da cultura japonesa por meio das lendas.


Foi uma experiência encantadora, porque ter contato com as crianças que estão no ápice do potencial de aprendizagem é muito interessante:

Curiosidade- elas são extremamente curiosas e não tem vergonha de se aproximar, perguntar, comparar. Sua sede por conhecimento é motivador, já os adultos ficam muito preocupados com o que os outros vão pensar e deixam passar oportunidades de aprender coisas novas.

Imaginação- elas entram nas histórias se emocionam, vivem intensamente todas as emoções, usam sua imaginação para criar e se divertem com isso. Os adultos se esqueceram de como ligar o botão da imaginação e agora estão desesperados para serem mais criativos.

Transgressão- elas são livres, eu entreguei para eles um cordãozinho com um origami de pássaro, imediatamente eles já começaram a encontrar formas de usá-lo. Uns começaram a assoprar e aquilo já virou um brinquedo que gira, outro colocou na orelha e me disse que era um brinco, juntaram três e me disseram que era um carrossel. Em nenhum momento eles me perguntaram como deveria ser usado, eles já foram inventando a sua forma de brincar com o origami. Já os adultos precisam de manual de instrução...

Enfim a oficina foi para as crianças, mas quem mais aprendeu com eles fui eu.

Acho que da próxima vez que alguém me disser “Você parece uma criança” vou entender como um elogio!