terça-feira, 17 de abril de 2012

O lado Bom o Ruim e o Depende







Hoje ministrei um workshop para líderes sobre um tema muito interessante : Gestão de Conflito.
Alguns evitam, outros correm atrás, afinal o conflito é bom ou ruim?
Tem gente que não leva desaforo para casa e se dá mal por isso.
Tem gente que nunca briga, mas engole os “sapos” depois descobre uma úlcera nervosa.
Os conflitos são momentos importantes de aprendizado, mas é preciso saber analisar.

Vamos ver o lado bom , sempre há o lado bom de qualquer conflito. É um exercício difícil por que não estamos acostumados a enxergar esse aspecto de todos os fatos.
Vamos ver o lado ruim, esse é o mais fácil, já estamos acostumados a ver o que não é bom.

Agora vamos ver o “depende”, esse exige um exercício de se colocar no lugar do outro e imaginar novas formas de reagir ou agir, diante de uma situação conflitante.

A gestão de conflito é encarar o conflito como um momento mágico que trás consigo muitas informações importantes, que precisam ser decifradas e gerenciadas com sabedoria. Acabar com um conflito desligando a TV, acabando com a brincadeira, ou brigando com todo o mundo é apenas uma forma de desperdiçarmos as oportunidades de aprendermos mais sobre nós mesmos.
 
Estive no inicio do ano com a monja Cohen e ela disse que somos pedras pontiagudas dentro de um grande pote de vidro e que num dado momento esse pote é sacudido com vitalidade, e as pedras começam a entrar em atrito e as pontas ficam se chocando com as outras pedras e é claro que elas nos incomodam e até nos ferem, mas depois todas as pedras saem do pote com as pontas arredondas. Por fim nós evoluímos à medida que interagimos com outras pessoas, e os conflitos fazem parte...