quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tiemi Yamashita fala sobre Inclusão de Pessoa com Deficiência na Reatch



Foi aberta hoje (12/04/2012), oficialmente , a XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. A solenidade contou com apresentação do coral infanto-juvenil  Nova Visão, que interpretou o Hino Nacional.
O evento, promovido e organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, oferece planta em braile e piso com guia. São 300 expositores apresentando as novas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para pessoas com deficiência, em uma área de 32 mil m2.
Eu fui convidada pelo NURAP para ministrar a primeira palestra do evento com o tema Inclusão de Pessoa com Deficiência no Programa de Aprendizagem, o auditório comportava 50 participantes vindos do Estado de São Paulo e alguns de outros Estados como Belém do Pará.  Tinha representantes da Infraero, do SENAI, SESC, Empresas privadas e prefeituras. Todos interessados em aprender mais sobre  o processo de inclusão de Pessoas com Deficiência no Programa de Aprendizagem.
A lei 10.097 contempla a inclusão de pessoas com deficiência para participar  do programa como aprendiz, a grande vantagem é que o programa de aprendizagem atende a principal necessidade deste público que é o acompanhamento e a capacitação concomitante as atividades práticas. Trata-se de mais uma alternativa para o processo de inclusão social da pessoa com deficiência por meio do trabalho.
As perguntas me pediam uma receita mágica que resolvesse todos os problemas, mas a resposta sempre era “DEPENDE”.  Depende das pessoas que estão na empresa, das pessoas que estão fiscalizando a lei, dos familiares da pessoa com deficiência e principalmente da pessoa com deficiência.
Depende da atitude de cada um de nós, do nosso comprometimento por essa causa nobre e justa. Afinal quando entendermos que eles e nós, somos a mesma pessoa, que somos iguais. Tudo poderá ser simplificado.
Agradeço a todos que participaram, ao NURAP pelo convite e aos organizadores da REATCH pelo evento.