segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tendência de projetos de geração de renda




Mobilizar uma comunidade não é tarefa fácil, e a geração de renda é um dos pontos de atração para conseguir a participação de jovens e adultos nos projetos sociais.
Conversando com algumas pessoas de diversos setores, observo que teremos muitas oportunidades para programas de geração de renda e cidadania.  Tanto o governo, empresas privadas e outras ONGs necessitam de novos produtos e serviços para atender suas necessidades.
Projetos de geração de renda com produtos e serviços que tenham qualidade, preço competitivo, baixo impacto ambiental e benefício social. Aqueles que desenvolverem essa equação terão muito trabalho e recursos para os próximos anos. Isso representa modificar, reestruturar antigos paradigmas. Inclusive aquela velha idéia de que as grandes idéias só saem dos grandes cientistas, ou dos poderosos, ou do governo.
As soluções estão dentro das pessoas, principalmente dos colaboradores e usuários, de quem vive o dia a dia do problema.  Todos os segmentos já mantêm canais abertos de comunicação pelas redes sociais, qualquer pessoa pode dar sua idéia e sugestão.
O nome dessa revolução é construção colaborativa, quem sabe fazer diferença é que terá mais chances, e nesse quesito os profissionais do Terceiro Setor estão com a faca e o queijo na mão. Falta reconhecer esse potencial e se fazer notar pelos outros segmentos, como organizações com capacidade de gestão sustentável e de mobilização de pessoas.
Uma idéia só tem valor quando é colocada em prática e promove mudanças.
Por isso achei fantástico a ONG Banco de Alimentos  WWW.bancodealimentos.org.br, a proposta é eliminar o desperdício de alimentos, promovendo a educação e cidadania.  Ano que vem farei uma visita à Isabel Marçal e vou contar os detalhes sobre esse projeto que conseguiu a solução de uma equação impossível. ( vide artigo equação impossível do meu blog).