segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Palavra levanta, o exemplo arrasta



Dia 29/11 estive no Seminário Vivo de Sustentabilidade, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o presidente do Santander Fabio Barbosa que apresentou uma palestra muito objetiva sobre o tema. Vou destacar aqui alguns conceitos que achei mais interessantes.


Somos Inter dependentes

Antes era a idéia de independência e hoje já existe o entendimento de que somos inter dependentes. A empresa está dentro da comunidade que está dentro do meio ambiente. Nosso olhar é para o impacto que causamos no todo.

Mudanças de conceitos

Antes as propagandas e os anúncios publicitários ditavam as qualidades dos produtos e serviços, como verdades absolutas. Atualmente os blogs, os fóruns, a internet é que regem a confiabilidade dos produtos e serviços. A interatividade do consumidor tem alterado a forma como as empresas devem se posicionar. E a Tendência é cada vez mais a empresa atender as necessidades dos consumidores e colaboradores do que ser voltada somente aos seus acionistas. Pois a sustentabilidade de uma empresa depende de consumidores e colaboradores. Detalhe, a platéia estava repleta de diretores e gerentes que entenderam tudo, mas se questionavam como viabilizar essa nova realidade.



Perfil que o mercado deseja

Ele comentou que recentemente fez uma reunião com todas as empresas responsáveis pelo recrutamento do Banco, e solicitou que recrute jovens colaboradores que tenham prazer em servir. Esse parece ser um dos requisitos mais importantes para qualquer empresa sobreviver. Esse tem sido um dos gargalos enfrentados por diversas empresas, a dificuldade de encontrar profissionais com essa característica.

Vamos refletir um pouco, já que somos educadores, como é que poderemos formar pessoas que tenham o prazer em servir?

Bem, foram muitos outros assuntos abordados naquela manhã, mas uma coisa ficou nítida para mim. Que sustentabilidade é um conceito que deve estar dentro de cada um de nós, e com certeza está muito claro para Fabio Barbosa, ele de fato acredita neste caminho e por isso motiva a sua equipe a fazer o mesmo. Por isso a frase que me tocou nos últimos tempos: A palavra levanta, mas o exemplo arrasta.