sábado, 1 de setembro de 2012

Recursos intangíveis


Hoje finalizamos o curso de Sustentabilidade – Estratégias Inovadoras  pela Cásper Líbero, estudantes e profissionais de comunicação que se dedicaram 2 manhãs de sábado para compreender, refletir e vivenciar o que é sustentabilidade.

Depois da primeira aula, recebi de um amigo um livro. Tinha uma capa lilás, com a figura de uma mulher gestando o planeta terra, o título “desejável mundo novo” de Lala Deheinzelin de Movimento Crie Futuros.  Comecei a ler o livro que inicia com a provocação de imaginar o mundo em 2042, fui lendo sem parar e a cada página eu ficava mais encantada com seu conteúdo, inovador, direto e sustentável. Eu mudei completamente minha segunda aula e introduzi os conceitos mais importantes, abrindo mais uma janela para a turma, seguem alguns tópicos para dar vontade de ler o livro.
 
Sustentabilidade
Recursos intangíveis
·        Cultura
·        Conhecimento
·        Experiência



 Insustentabilidade
Recursos tangíveis
·        Ambiental
·        Estrutural
·        Financeiro

Economia criativa

·        Capital cultural
·        Capital humano
·        Capital Social

Sustentabilidade só é possível com
·        Mudança de mentalidade
·        Sistema operacional
·        Sistêmica
 
Desperdício de um recurso intangível -    DESCONFIANÇA

Comos da Sustentabilidade

1-      Cuidar-  das pessoas
2-      Confiar-  perceber como a falta de confiança gera desperdício
3-      Potências-  Olhar o que temos de bom ( nossas potencialidades)
4-      Fluxo- O que fica parado estraga- o conhecimento precisa ser fluxo- compartilhar
5-      Colaborativo- sair de 1 para todos e ir para todos para todos-  Acreditar que todos podem colaborar




Para finalizar cada participante desenvolveu um projeto sustentável, e foi motivador perceber como nasceram idéias geniais. Já estava tudo lá dentro de cada um, eles se dedicaram e conseguiram  ampliar sua visão e aplicar a sustentabilidade na vida por meio de estratégias inovadoras.  Vou descrever um pouco a respeito desta turma, eles são jovens, inteligentes, dominam uma ferramenta muito poderosa “comunicação” e têm a vontade de mudar o mundo. Já compreenderam qual o primeiro passo: eles próprios. Estamos formando uma nova geração de líderes sustentáveis. 
  Maravilhoso!!  Foi muito gratificante!
 Meu respeito e admiração a vocês que compartilharam seu tempo, sua paciência, suas experiências e seus conhecimentos com todo o grupo.  Sempre a disposição!!! Gentilmente.