segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um dia desses a gente se encontra lá no Mundo dos Deuses...



Todas as sextas-feiras têm manhãs desalinhadas! Acordar às cinco da manhã é severo até para as pessoas mais matutinas desta terra. Às cinco da manhã tudo fica desalinhado: os cabelos, os olhos, a mente. Ainda assim, eu ligo meu carro no piloto automático e vou para o meu inquebrantável compromisso, as reuniões semanais do BNI.
Vou falar bem a verdade: para mim, o BNI é uma experiência muito interessante! Adoro estar em meio a gravatas apertadas e ternos que não combinam nada com a tropicalidade cinza e empoeirada de São Paulo. Acho um pouco engraçado!
Em todas as reuniões, uma empresa tem o privilégio de se apresentar durante dez minutos e explicar melhor o que ela faz. Essas apresentações costumam ser as aborrecidas apresentações de PPT ou pseudosmise en scèneem Prezi.
Os séculos rasgam a humanidade, mas existem coisas tão essenciais e atemporais no Homem, que até o âmago dos mais embrutecidos e formais dos homens se derrete. Porque convenhamos, nenhum conservador de plantão resiste a uma história bem contada!
Naquela sexta-feira desalinhada, do dia 03.08.2012, tivemos a apresentação de dez minutos de uma nipo descendente de olhos acolhedores, Tiemi Yamashita, diretora da Teia Projetos. Nada de PPT arrojado ou Prezi articulado. A apresentação foi apenas a essência!
Como uma verdadeira gueixa, Tiemi adentrou em nossa reunião e nos revelou alguns segredos do Mundo dos Deuses, do Mundo dos Homens e do Mundo dos Mortos. Dentre eles, aquele que posso revelar para o meu leitor é que no Mundo dos Deuses não existe desperdício: não dos recursos naturais do planeta, mas também do tempo, do dinheiro, da energia, e, principalmente, de nós mesmos.
A partir da sua vivência junto à cultura japonesa e sua experiência com o Terceiro Setor Tiemi Yamashita criou um curso chamado Mottainai, a cultura do não desperdício. Uma parte desse curso, privilegiados cinquenta empresários paulistanos puderam degustar naquela manhã desalinhada do dia 03.08.2012.
Ao sair de lá, de volta para o Mundo dos Homens, fiquei pensando como este trabalho é importante e urgente para nossas empresas, relações e dentro de nós mesmos.
Muito provocador!
Minha dica: Procure a Tiemi e quem sabe um dia desses a gente se encontra no Mundo dos Deuses...

Texto escrito pela redatora e roteirista, Flávia Miranda,  atriz e roteirista graduada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e com especialização em cinema pela Université Lumière Lyon 2, França. Atualmente, trabalha como redatora e roteirista, atendendo diversas agências e produtoras do país.www.fmroteirista.com.br



Revisão de texto feita  por Tássia Monteirotassia.monteiro@logotecnia.com.br
Tássia Monteiro - Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha com idiomas há 12 anos, atuando como professora, revisora e tradutora. Atualmente leciona em cursos de Pós-Graduação e está à frente da Logotecnia como diretora executiva.