quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Última segunda feira de Julho deste ano .



Tiemi Yamashita ministra workshop de Sustentabilidade para Educadores da Escola Pública José Righetto Sobrinho na Zona Leste em São Paulo


Tem gente que não gosta da segunda feira, pois eu vou contar como foi a minha última segunda feira de Julho de 2012.  Meu dia começou as 5:30 da manhã  quando  peguei ônibus depois metrô  e carona  em direção a zona leste ,  especificamente  na Vila Progresso e o destino era a escola  Estadual José Righetto Sobrinho. E termina, eu  no metrô voltando da Estação Sé  sentido Jabaquara as 18:00 carregando uma mala pesada, a bolsa e  um grande vaso . Imaginou?

 Foi um dos dias mais gratificante da minha vida! 


A convite da coordenadora Beatriz Ribeiro, fui ministrar um treinamento muito especial para os “mestres”  educadores da rede pública.  O tema foi Sustentabilidade com o conceito do Mottainai , os professores participaram de todas as atividades propostas , e foi muito interessante refletirmos sobre o atual desafio dos educadores e como eles estão relacionados a sustentabilidade.
Seguem alguns tópicos:
Diferença entre educação e escolarização
Falta de interesse X falta de perspectiva de futuro
Mudança de mentalidade
Mudança de perfil profissional
Mudança do educador
Estratégias Inovadoras

O que aconteceu naquele dia, só quem viveu pode descrever, eu fiquei impressionada com a participação de toda a equipe gestora nas atividades, desde o diretor, vice,de todos os períodos juntos e engajados em melhorar, encontrar soluções novas para problemas antigos. Vi educadores pensando juntos e compartilhando dúvidas, angústias e soluções.

O dia terminou com gosto de dever cumprido, acompanhado pela  alegria de sermos educadores e perfumada com as lindas flores que ganhei da equipe  gestora da escola José Righetto Sobrinho.

Gratidão  a todos!  Sr diretor Roberto Soares, as  vice diretoras: Jaqueline, Aparecida Lobo e Elizabete Mendes e as coordenadoras  Maria Ap. Ferreira  e a Meire, além da Supervisora Reni.  Mas tudo isto só foi possível por que uma coordenadora teve a ousadia de tentar fazer algo diferente e confiou no meu trabalho. Meu carinho especial a coordenadora Beatriz Ribeiro.

E foi isso o que aconteceu no último dia 30 de Julho de 2012.


supervisora Reni - prestigiando o evento






Fui homenageada com este lindo vaso de flores ao final do workshop.