domingo, 23 de setembro de 2012

Mottainai


Mottainai é uma palavra japonesa que significa desperdício. No Japão, quando alguém está desperdiçando algo, tem sua atenção chamada através dessa palavra. Na época em que morei no Japão,  vivendo em um país pequeno, com escassez, aprendi o lema de “utilizar tudo e desperdiçar nada”.
 O conceito do projeto consiste, basicamente, no não desperdício em uma forma geral. Inspirado pela sustentabilidade, que conscientiza a respeito do desperdício, o projeto Mottainai abrange não apenas os recursos naturais, mas todos os aspectos da vida, nosso tempo, dinheiro, energia e assim por diante.

 O objetivo é fazer com que as pessoas identifiquem os pontos de desperdício de suas vidas e seus negócios. A partir do momento que há essa identificação, elas automaticamente já começam a traçar uma estratégia para eliminá-lo, e dessa forma aumentam a eficiência e a produtividade, além de economizar recursos. A otimização permite o maior aproveitamento. Assim nasceu o curso Mottainai- Sustentabilidade na prática, inspirado na cultura japonesa é um workshop inovador, com ferramentas práticas para aumentar a eficiência integral das organizações.