quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tiemi Yamashita fala sobre mobilização de públicos para FGVCETS -Centro de Estudos da Sustentabilidade da EAESP


Eu estava no trem voltando de uma reunião, quando recebi a ligação da jornalista Letícia Freire da revista 22 da FGVCETS- Solicitando um entrevista para falar sobre comunicação para sustentabilidade. A pergunta era como abordar sobre o assunto no meio corporativo, como vencer a resistência dos outros setores sobre o tema. 
Agendamos uma entrevista via SKYPE e o resultado da minha contribuição vocês conferem abaixo.
Eu agradeço a oportunidade e fiquei feliz de saber que já estamos percebendo que comunicação tem tudo a ver com sustentabilidade. 
Todos por todos
A comunicóloga e estrategista social Tiemi Yamashita viu na força da mobilização das instituições do Terceiro Setor algo intrigante, ao constatar que muitas organizações não têm recursos humanos, financeiros, físicos e, ainda assim, conseguem mobilizar as pessoas em torno de alguma causa. Ao questionar como isso era possível diante de tantas limitações, notou que ali havia um pulo do gato em termos de comunicação: era o simples fato de que o ponto de partida para qualquer ação de mobilização depende de que a comunicação seja feita de igual para igual.
De acordo com a consultora, a mudança de comportamento resulta desse entendimento, proporcionado pelo exercício de se colocar no lugar do outro. “Primeiramente, precisamos conhecer o outro universo, para, então, gerar empatia em relação ao nosso e, enfim, criar um vínculo entre as duas pontas, um objetivo comum.”

Confira a matéria na integra: