segunda-feira, 28 de maio de 2012

“ O esforço de hoje será o orgulho de amanhã”


Tiemi Yamashita ministra curso de Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras na Faculdade Cásper Líbero


Eram 7:00 da manhã do sábado, eu estava no ônibus a caminho do metrô para ministrar a segunda parte do curso de Sustentabilidade e Estratégias Inovadoras na Faculdade Cásper Líbero.
Olhando a paisagem de uma cidade que amanhecia, li uma frase numa Kombi que vagarosamente passou pela rua, a frase entrou em mim como uma flecha e tudo começou a fazer mais sentido.

Agradeci ao metrô por estar funcionando, engraçado que agente reclama no dia em que ele pára, mas raramente nos lembramos de agradecer nos dias em que ele está funcionando.

Passamos o período da manhã daquele sábado refletindo sobre a sustentabilidade, sentimos na pele os principais entraves para sua implementação e em grupos desenvolvemos projetos incríveis com ideias simples que contagiaram a todos.

Entendemos que o conceito de sustentabilidade é muito amplo e que não é moda, refletimos sobre a importância do equilíbrio, das pequenas atitudes, e da ousadia de um difusor de água. De como uma folha de jornal pode representar a forma como lidamos com nossos recursos.

O curso foi realizado em dois módulos de 4 horas, os participantes eram estudantes e profissionais de comunicação, profissionais do Terceiro Setor  e afins. Todos somando suas experiências e construindo juntos novos conhecimentos, praticando a sustentabilidade na prática. Fiquei muito feliz e honrada por ter ministrado esse curso para um grupo tão especial.

Por isso, a frase da Kombi me marcou tanto.

“ O esforço de hoje será o orgulho de amanhã”

Desejo sucesso a todos e contem sempre comigo.