sábado, 11 de fevereiro de 2012

O sentido do trabalho



    No  filme O sabor de uma paixão (The ramem girl) com Brittany Murphy e Toshiyuki Nishida, o diretor  Robert Allan Ackerman  consegue traduzir de uma forma muito sutil sobre o sentido do trabalho. A trama gira em torno de uma jovem que deseja se tornar uma chef lamem (prato típico japonês), mas apesar do seu esforço ela não consegue que o caldo do seu lamem tenha “sabor”. Numa das passagens mais significativas, eles consultam a mãe do chefe (sensei) e ela diz que somente o treino da técnica não é suficiente que é preciso “amor”. O prato de lamem deve ser preparado como um presente para o outro, que o prato que se oferece representa a sua própria expressão.

 Tamashi:  significa nossa essência pessoal , alma.

Esse é o sentido do trabalho, muito além de ganhar dinheiro para se sustentar. É por meio do nosso trabalho que nos expressamos, se encarar o meu trabalho desta forma, não importa “o que” eu faço, mas “como” eu faço. Isso muda tudo, e fica mais fácil entender porque algumas pessoas se destacam. Talvez porque conseguem somar o conhecimento técnico ao sabor da paixão pelo trabalho.

Voltando ao filme, no início ele fala de uma forma poética o que representa uma tigela de lamem:
“Uma tigela de lamem é o universo em si. Com a vida do mar, as montanhas e a terra, tudo coexistindo em perfeita harmonia.”

Depois de assistir esse filme, fiquei com vontade de comer o lamem e fui no Bairro da Liberdade, entrei num  restaurante que só serve lamem  e sentada no balcão observei o Chef Ito san  preparando minha tigela de misso lamem  com conhecimento e tamashi .
 Olhando a tigela percebi que ele continha o universo em si e o verdadeiro sentido do trabalho.