terça-feira, 15 de novembro de 2011

O ponto da virada e os comunicadores

 Tiemi Yamashita ministra palestra para gestores na ABT –Associação Brasileira de Tele serviços em 06/10/2011

Foi uma tarde adorável no evento Café e Companhia, realizado na sede da ABT www.abt.org.br em São Paulo. Recebi o convite do diretor executivo da ABT Sr Umberto Allegretti para falar sobre “Sensibilização de Lideranças”. Estavam presentes gestores de diversas áreas: tele serviços, educacional, automobilística, seguros, ONGs entre outras. Todos interessados em aprender e compartilhar conhecimentos sobre Sensibilização.
 Pois é, sensibilizar é comunicar de uma forma que gere uma ação.  Não basta simplesmente falar, é preciso que o líder sensibilize. O assunto é abordado no famoso livro “O ponto da virada” de Malcolm Gladwell que desvenda como acontecem as epidemias sociais, nele aparece à importância do “Comunicador” nos processos de mudanças.
São pessoas que tem um talento especial para o envolvimento de equipes, geralmente conhecem muitas pessoas de áreas diferentes. Carismáticas e confiantes elas tem a habilidade de conduzir pessoas de uma forma tranqüila e motivada. Mas, atenção existe um detalhe que o livro não menciona: O “Comunicador” só consegue usar plenamente seus poderes se realmente acreditar no que estiver comunicando, caso contrário os resultados serão amargos.
Uma vez que o líder tem consciência disso, pode avaliar se tem ou não características de um “Comunicador” se têm ótimo, e se não tiver? Bem, daí ele deve identificar alguém da equipe que tenha esse dom para trabalhar em conjunto na implementação de mudanças.  Ou ainda contratar um profissional externo para atuar em momentos específicos do projeto.
Tiemi Yamashita  e Umberto Allegretti (diretor executivo da ABT)
Todos saíram do evento com mais clareza a respeito da importância do “Comunicador” e da comunicação no exercício da liderança. E o quanto é importante a coerência entre o que eu transmito por meio dos meus atos, gestos, comportamento e o que eu falo ou escrevo.
Eu sei que o papo foi tão produtivo que já rendeu mais 4 convites para workshops sobre o assunto. E assim, vamos seguindo...
Como dizia Cora Coralina:
” Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”