segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tiemi Yamashita ministra Workshop no Seminário de Formadores do FOPAP








Aconteceu no dia 17/10/2011 na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo o II Workshop da Comissão da Formação do FOPAP com o tema: Motivação do Educando nas Atividades Teóricas. Eu fui a consultora responsável pela condução deste workshop que reuniu mais de 100 participantes, representantes e educadores de entidades formadoras de aprendizagem do Estado de São Paulo.
O desafio era conseguir identificar os principais motivos que desmotivavam os educandos nas atividades teóricas  e encontrar as alternativas para reverter o quadro, tudo isso em menos de 120 minutos.
Os participantes experimentaram uma palestra diferente, porque eu não dei nenhuma receita, mas ensinei a produzir a partir das informações que eles mesmos trouxeram.
Se eles conseguiram aprender de uma forma diferente, entenderam que podem e devem ensinar de uma forma diferente, com ousadia, criatividade, utilizando as novas tecnologias a seu favor. Uma das queixas que se tem hoje em dia é que os alunos mudaram muito, não são como antigamente. Pois é, ainda bem.  Por que essa situação  nos força a mudar nossos conceitos, quebrar paradigmas. Diante dessa situação nós assumimos que não sabemos como ensinar esses jovens, que temos que trocar idéias com outros educadores, ler livros, pesquisar na internet e fazer cursos para nos superar.  O Workshop permitiu  trocas de experiências,  de práticas simples e que fazem muita diferença no dia a dia. Afinal esse curso teórico de aprendizagem será a base profissional desses jovens dos próximos 60 anos de vida ativa.
Gostaria de deixar registrados minha admiração e respeito por cada um dos educadores participantes que se permitiram dedicar uma tarde para ouvir, falar, aprender e ensinar o outro. Em especial a Comissão de Formação do FOPAP e o Núcleo a Ações Sociais do STRE/SP por todo apoio e pela confiança no meu trabalho.
Eu fiquei muito satisfeita com o resultado final do workshop, todos saíram mais conscientes do seu importante papel neste processo, com muitas idéias novas na cabeça e uma motivação maior de fazer cada vez melhor.