segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sushi com rapadura



Tudo começou com o convite da Comunicóloga Andréa Sousa da Biblioteca Belmonte que coordena  projetos especiais de literatura. Ela me desafiou a criar um cardápio literário com Lendas Japonesas.
Foi uma experiência inusitada, ser a chef convidada do evento Gourmet Literário da Biblioteca Belmonte. A sala de leitura se transforma num restaurante, com as mesas os talheres, o serviço. O cardápio do mês de Setembro foi Sushi com Rapadura, uma mistura de cultura Popular Brasileira com cultura milenar japonesa.  O restaurante ficou superlotado, quase 60 pessoas  de todas as idades, e diversas profissões como professores, pedagogos, profissionais da saúde, artistas, sociólogos e estudantes. Na entrada eu servi as curiosidades sobre as onomatopéias da língua japonesa, o prato principal, ficou com a Lenda do Dragão e o grande Guerreiro Hidesato, a história de amor de Tanabata, a sobremesa ficou com a lenda dos Bolinhos e o Pilão Mágico, e o  encerramento foi com biscoitos da sorte.
O que mais chamou a atenção dos participantes foram as mensagens das lendas, os valores , os significados.  Também observaram as similaridades e diferenças entre as culturas popular brasileira e japonesa.
Passamos uma tarde muito divertida em que viajamos por meio das histórias, para entender outras culturas para entender melhor nosso próprio mundo. 
A contação de história é uma arte que nos transporta, nos ensina e nos transforma.
Acesse o site para conhecer a programação da Biblioteca Belmonte:
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408