quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meu sonho é ser jogador de futebol ...

Estava dando aula para jovens de 15 anos numa ONG onde sou voluntária e fiz a seguinte pergunta: ”Qual o seu sonho?”. As respostas eram escritas num pequeno papel e depois montei um painel com os sonhos de toda a turma. Depois de montar o painel, o que me chamou a atenção é que muitos garotos tinham o mesmo sonho:

“Ser jogador de futebol”

Quem um dia não sonhou em ser jogador de futebol, mas aquilo me intrigou e eu fui investigar o que estava por trás desse desejo. Eles disseram que ser jogador de futebol, significa: fazer o que se gosta, ganhar dinheiro e ter o reconhecimento da torcida. Eu entendi que quando encontramos no trabalho o prazer e a satisfação de fazer o que gostamos, podemos ser considerados jogadores de futebol.

Lembrei de um texto “Zen Budista”:

"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente."



Pensando bem, esses garotos estão certos, independente da idade todos nós também queremos ser um jogador de futebol. A boa notícia é que diferente do futebol em que a idade é determinante, na nossa vida o fator determinante são nossas escolhas.