quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aprender com a diversidade

Foi o José Carlos da Humana Quality www.humanaquality.com.br que teve a idéia de oferecer cursos de gestão de competência para os empresários da região sul - AESUL  www.aesul.com.br. 
Todas as pessoas desejam se qualificar, desenvolver suas competências, e conhecer outros profissionais.
 E  numa manhã ensolarada de um sábado no mês passado eu estava com um grupo muito especial.  
Empreendedores do setor de comércio e serviços, estavam reunidos com seus funcionários, misturados com gestores de projetos sociais e RH. Tinha gente com muitos anos de experiência em sua área. Tinha estudante escolhendo qual a carreira seguir. Tinha também gente              que  inventou um jeito de trabalhar sem poluir o planeta. 
Todos eram tão diferentes, mas estavam reunidos pelo mesmo objetivo. Dedicar aquela manhã para identificar e desenvolver suas competências.  

Competência é algo que eu faço bem feito, mas como vou saber o que eu faço bem?

Fazendo....
Trabalhar, Realizar, praticar são verbos reveladores para identificar as competências.
Depois de identificar uma competência, posso pensar em quais habilidades me levaram a ter essa competência e a partir dessas habilidades, pensarei em outras competências que eu posso desenvolver.
Toda atividade coletiva é rica, mas especialmente os grupos abertos permitem  integração de pessoas que dificilmente teriam oportunidade de se conhecerem e aprenderem juntas umas com as outras. O contato pessoal é essencial para o aprendizado, todos nós saímos daquele workshop sabendo um pouco mais sobre:

Centros de Cidadania da Mulher (CCM)

É um espaço de qualificação e formação em cidadania ativa, onde mulheres de diferentes idades, raças e crenças possam se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais, propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade e potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes, de tal modo a atender às suas necessidades e da sua comunidade.


A carbono zero courier é uma empresa que presta serviços de entregas expressas utilizando somente bicicletas. Mostrando que é possível realizar  atividades e processos, que contribuem para o desenvolvimento econômico, sem causar impacto negativo ao planeta e às pessoas.

O projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.


Gente Bakana
O site que oferece produtos , originais e de qualidade pela internet

A Computer Network
Empresa com nove anos no mercado, prestando serviços de suporte técnico a redes corporativas, servidores e manutenção preventiva e corretiva a desktop´s e notebook´s.

Desejo sucesso a todos que estiveram comigo naquele dia, e uma coisa ficou muito clara para todos.
Pessoas tem capacidade infinita!