terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comunicação para a mudança



 

Foi escutando o Prof Hector Lisondo http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/mundo-corporativo/MUNDO-CORPORATIVO.htm sobre Mudança numa entrevista pela CBN que refleti sobre o sentido da comunicação. Pensando de uma forma simples a comunicação serve para promover uma mudança. Se eu quero promover alguma mudança na minha equipe; o primeiro passo é fazer uma comunicação. Esse ponto já está consolidado nos ambientes corporativos e as ferramentas estão definidas , e-mails, reuniões, news letter, mural, banners etc. Mas sabemos que somente isso não é suficiente para promover uma mudança é preciso que as pessoas sejam convencidas a mudar.

 
Desde sempre as mudanças são feitas por força externa, lei,regras,procedimentos. Mas a cada dia que passa fica mais difícil manter somente essa forma de mudar. As pessoas sentem a necessidade de interagir, isso quer dizer fazer parte de tudo, compartilhar e desta forma as mudanças são conseqüência de uma mudança de consciência coletiva.

 
Talvez o sentido da comunicação seja a expansão desta consciência, e se comunicação é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho seguem algumas dicas para um bom comunicador:

 
Habilidade de ouvir

 Habilidade de falar
 Habilidade de se relacionar
 Habilidade de criar vínculos
 Habilidade de criar
 Habilidade de se adaptar

 
Atenção para o pulo do gato!

 
Não existe o caminho mais curto, somente o caminho certo, todo o dia e a toda a hora. Se conhecer melhor, desenvolver a comunicação intra pessoal ( comunicação interna de você para você mesmo). Tenha paciência para ouvir as crianças e os idosos, escolha falar somente sobre as coisas boas no seu dia. Procure conversar com pessoas novas diariamente, adaptando se a cada uma delas.

 
Se você pretende ser a própria mudança do seu mundo, a Comunicação será fundamental.