domingo, 20 de março de 2011

Competências Essenciais


Mês passado estive numa palestra na FAAP organizado pela Pos graduação, cujo tema era “ O Profissional do Futuro” proferida pelo Victor Mirshwka Junior. Muito interessante as reflexões abordadas que apresentaram de forma prática sobre o que o profissional precisa fazer para ser um profissional de futuro.

Ele explicou fazendo uma analogia com o jogo de tênis, que para se rebater um saque é preciso se antecipar na direção da bola, acho que vale o mesmo princípio para o goleiro que precisa defender um pênalti. Antecipar se é a palavra chave para estar preparado para o futuro mercado de trabalho.

Então fazendo um exercício de antecipação, no que o profissional de hoje precisa se esforçar?

Resposta: Competências Essenciais

Com o desenvolvimento tecnológico, os processos estão sofrendo muitas mudanças. Muitas máquinas estão substituindo as pessoas. Agora podemos comprar ingressos para o cinema pela internet, ou por totens nas portas dos cinemas, sem precisar de uma pessoa para nos atender. Isso é só o começo de um processo que substitui pessoas por máquinas. Ele está consolidado nas indústrias e agora expande no setor de comércio e serviços.

É neste contexto que surge a importância dos profissionais se concentrarem em desenvolver Competências Essenciais, ou seja, competências que as máquinas não são capazes de fazer. Algo que só um humano consegue fazer e nenhum sistema consegue imitar. Por exemplo: olhar, sentir, entender, conversar, concatenar informações, criar estratégias, sorrir etc.

Para um profissional crescer no mercado de trabalho, será necessário desenvolver as habilidades essenciais de ser humano. Quanto mais especializado no ser humano, mais características de líder ele terá, e por que liderança é algo tão valorizado nas empresas? Por que nenhuma máquina ou processo conseguiu desvendar os mistérios de um “ser humano”.

Eu estou adorando essas novidades , pois elas nos remetem a essência do homem que é a base para nossas competências essenciais “ O AMOR”.