terça-feira, 1 de março de 2011

Apagão Profissional

Assisti a formatura do primeiro ano, crianças de 6 anos que se formam na pré escola. Muitos pais não estavam lá, por que estavam trabalhando. Testemunhei a tristeza de algumas crianças que no momento do agradecimento aos pais não tinham ninguém para apontar, pensei na agonia desses pais que naquele exato momento deveriam estar de corpo presente na empresa, com o coração e a mente na escola de seu filho. Nas empresas eu escuto sobre a dificuldade em se encontrar profissionais, que muitos colaboradores não são comprometidos ou motivados. Que em relação a salário e benefícios é tudo muito caro para quem paga e muito pouco para quem recebe. Umas das preocupações dos CEOs das empresas é o apagão profissional.

Tudo está evoluindo muito rápido, as pessoas também estão evoluindo, isso é sinal de que tanto o consumidor como o colaborador estão mais exigentes e críticos. Outro dia o presidente do Santander Fábio Barbosa comentou que as empresas serão guiadas pela opinião dos seus colaboradores e seus clientes.

É o fim dos descartáveis, pessoas não são descartáveis, deve ser respeitada sua vocação pessoal e sua motivação para dedicar seu talento num lugar onde se sinta bem. Estou falando que pessoas conscientes do seu talento, simplificam processos, mantêm parceiras, são mais eficientes e realizadas.

Vamos fazer um breve exercício?

Sinceramente...

Você sabe o que seus colaboradores querem?

O que eles precisam?

O que eles pensam?

O que eles sentem?

Podemos pensar em soluções como, horário flexível, tempo para dedicar em projetos voluntários, tempo para estudar ou se relacionar com outros profissionais. O trabalho não pode ser medido somente por horas dentro de um escritório. Estamos migrando para outras possibilidades, tele-trabalho, profissionais que produzem idéias, relações de interdependência. O mundo avança nas inovações tecnológicas, mas ainda gatinha nas inovações de ambientes e pessoas. O apagão profissional está sinalizando a dificuldade de retenção dos talentos. As organizações que ousarem nesse sentido, terão anos luz de vantagem, por que pessoas é que fazem a equação abaixo funcionar:

Idéias + ações = resultados