domingo, 3 de março de 2013

O preço da confiança




Dia 19/02 ministrei a segunda edição do curso Mottainai- sustentabilidade gerencial na prática no Diálogo Social.


Um grupo muito interessante na sua diversidade e nos seus pontos em comum, foi um dia intenso em que paramos no tempo para refletir sobre muitas coisas.

Identificar o desperdício é a capacidade de enxergar os espaços em branco na nossa vida, nos processos do dia a dia e na nossa carreira. Treinar o olhar, o interessante é que uma vez que eu aprendo a enxergar eu não esqueço mais e a partir deste ponto aquele  desperdício começa a incomodar, provocando uma mudança de comportamento.

Qual o preço da confiança? Um valor intangível muito valioso nos negócios e na vida, certo?  E quando as empresas buscam a redução de custos sem ter o entendimento do que é sustentabilidade na essência, estão se arriscando em perder o seu maior valor que é a confiança.

O primeiro passo para o Mottainai é compreender a sua essência:
Quem eu sou ?
O que eu tenho de conhecimento?
De que forma eu utilizo esse conhecimento?
Qual o meu impacto no mundo?
Qual o meu valor?

Existem três preços:
O barato, o caro e o sustentável
O barato nem sempre é  “barato” no final das contas
O caro nem sempre “caro” no final das contas
Mas o sustentável será sempre sustentável no final das contas

Nosso desafio é buscar a essência de tudo e encontrar o caminho sustentável.

Parabéns, aos participantes deste curso que me inspiraram neste post. Sucesso a todos!