segunda-feira, 26 de março de 2012

A responsabilidade de todos nós

Marina Silva e Tiemi Yamashita em evento da ADCE


Na semana passada estive num almoço realizado pela ADCE Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa, na qual tive a oportunidade de assistir a uma palestra da ex ministra Marina Silva com o tema : Sustentabilidade e Valores.

Ela abordou vários assuntos, desde aliança intergeracional, modelos econômicos competitivos, a importância da diversificação. Pontuou que sustentabilidade é uma questão ética, estética, política e de compromisso.

Comentou que é mais fácil defendermos o meio ambiente no ambiente do outro, nos preocuparmos com a Amazônia e nos esquecermos de nossos rios poluídos. De fato, à medida que seu discurso ia avançando muitas coisas iam ressoando dentro de mim, alguns insights foram surgindo na minha cabeça:

O grande desafio da sustentabilidade está no seguinte ponto, temos que olhar para dentro de nós mesmos. Numa sociedade acostumada a olhar para fora, produzir sem parar e para justificar sua produção aprendeu a consumir mais do que necessita.  A sustentabilidade nos propõe a olhar para nós mesmos, entender quem somos, fazer o que faz sentido e consumir com responsabilidade.

Teve um ponto que também me chamou a atenção, quando ela disse que a crise é múltipla e, portanto que a liderança também é múltipla. Que os líderes estão em todos os lugares e se manifestam das mais variadas formas, mas que os valores são semelhantes.
Isso eu tenho percebido de perto, vou citar como exemplo o  Hub São Paulo que é um espaço projetado para catalisar a criação das mudanças que as pessoas querem ver no mundo. Eles oferecem espaços e serviços para que aqueles que têm ideias inovadoras possam acessar recursos, realizar conexões, produzir e compartilhar conhecimento.


São espaços para trabalhar, criar, se reunir e se conectar. Serviços e estruturas necessários para se cultivar uma ideia, lançar um projeto, organizar um evento e gerenciar um negócio.
Tem como missão inspirar os inovadores sociais que são hoje os agentes de mudanças no país e apoiá-los na realização de suas ideias empreendedoras para um mundo radicalmente melhor. Em Abril acontece o HUB Escola, imagine líderes multicêntricos de diversas áreas compartilhando conhecimento com outros líderes.
Confira a programação: http://www.the-hub.com.br/hubescola/programacao               


Eu sou membro do HUB e tenho conhecido pessoas inspiradoras que atuam nas mais variadas áreas, mas todos tem valores parecidos, estamos juntos ensinando, aprendendo e fazendo a diferença.


Bem, depois desse almoço eu quero agradecer a minha amiga Sandra Oliva que me convidou para esse encontro, a ADCE pelo impecável evento e a Marina Silva que me fez refletir sobre o  meu meio ambiente e  minha sustentabilidade.